Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz ampla programação

Ainda falta pouco mais de um mês para a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), mas a maior parte dos expositores deste ano já teve a oportunidade de conhecer detalhes da programação do evento, durante um encontro promovido na tarde desta segunda-feira (22), no auditório do Tecnocentro Bautista Vidal, principal edificação do Parque Tecnológico da Bahia.

Realizada, a nível estadual, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a SNCT acontecerá, mais uma vez, nas amplas instalações Senai Cimatec, de 19 a 22 de outubro, com um time bastante diverso de expositores, composto, por exemplo, por instituições de ensino, órgãos governamentais e de segurança, marca de chocolates e multinacionais. Quem visitar o evento, que neste ano aborda a temática Ciência alimentando o Brasil, vai ter cerca de doze horas diárias de atrações divididas pelos estandes, palestras, laboratórios e iniciativas da Secti, montadas especialmente para a Semana, a exemplo da Praça da Ciência e da Oficina do Fazer.

No encontro, Sócrates Santana, gestor da Coordenação de Articulação Institucional (CAI) da Secti, lembrou que “a Bahia participa da Semana desde o início da promoção do evento, em 2004, tendo estado presente em todas as edições”. Santana salientou, ainda, que, neste ano, a “Secti concentrou os esforços em aproximar os estudantes, principalmente os da rede pública, das ações por trás do ecossistema científico e de inovação baiano”.

Os representantes das entidades participantes conheceram quais eram os temas dos sete painéis que compõem o ciclo de palestras montado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) e que reúne um grupo de painelistas bem diverso, com grande experiência e importantes feitos nas respectivas áreas de atuação: A sua empresa é uma startup?; Embalagens Criativas; Alimentos Inovadores; Como Vender comida na Internet; Energia Renovável para o seu Negócio; Agroindústria e Agricultura Familiar; Economia Colaborativa e, por fim, Quem Inova tem Financiamento.

A previsão é que, na próxima semana, as inscrições para participar dos painéis já possam ser efetuadas, através de um site criado especificamente para a edição de 2016 da SNCT.

Aspectos operacionais

A montagem e localização dos estandes, tanto externos quanto internos, e todas as particularidades relacionadas às questões estruturais da Semana foram foco, ainda, do encontro. Marcos Pereira, que também integra a equipe da CAI, contou aos expositores que uma cartilha foi montada para facilitar a instalação das atrações que serão expostas e será enviada nos próximos dias. Entre algumas das entidades que confirmaram presença na SNCT estão o Departamento de Polícia Técnica da Bahia, a Marinha, o Batalhão de Operações Especiais e a Braskem.

Veja mais fotos https://flic.kr/s/aHskH4P75p

SNCT

Foto: Lorena Nascimento/ Ascom Secti